novembro 29, 2012

Estudo Ministrado no dia 06 de Novembro de 2012 - Culto de Oração!

Salmo 23
O Pastor e a Ovelha

 
Davi sabia como ninguém cuidar de ovelhas. Descreve com muita propriedade os
sentimentos e atenção que uma ovelha precisa, e quando olha para o alto, Davi vê
que o Soberano Pastor de nossas almas, tem um carinho todo especial para cuidar
de nós com sua vara e o seu cajado. Ele se coloca como uma ovelha nas mãos do Senhor.
Veja agora com muita meditação algumas particularidades fundamentais nas ovelhas.

Ele começa o Salmo 23 dizendo:
“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará” (v.1)
Como a ovelha depende do seu pastor para tudo, Davi sabia que com sua vida nas
mãos do Senhor nunca teria falta de nada. Pois Deus supre com a Sua Palavra,
todas as nossas necessidades.

 “Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente às águas tranqüilas” (v.2)
A ovelha é um animal que se assusta fácil, e se as águas estiverem em movimento
(riacho, ou rios), elas não se aproximam para beber, pois têm medo de se afogar.
Então o Pastor usa a parte debaixo do Cajado para fazer um risco no chão e desviar
um pouco a água, a fim de que fique parada e a ovelha possa beber com tranqüilidade,
por isso ele diz guia-me as águas tranqüilas.
Deus nos manda aquietar e saber que Ele é Deus (Sl 43:10) e descansar, pois não
há turbulência nem o que temer se é Deus que cuida de nós.

“Refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (v.3)
Veredas são caminhos e justiça é a Palavra de Deus. Então Davi está dizendo que só
a Palavra de Deus pode conduzir o homem em triunfo. Refrigério é porque a ovelha
devido ao calor precisava sempre ter a cabeça molhada para não desfalecer.
Assim, Deus molha a todo instante a nossa cabeça com o óleo da unção, para
estarmos preparados e enfrentar as adversidades da vida.

 “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra e da morte, não temeria mal algum,
porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam” (v.4)
Davi escreveu esse Salmo logo após o confronto com Golias no vale; por isso ele
usa essa expressão, da sombra e da morte, porque a sombra de Golias refletida nele
simbolizava a morte. Quando o pastor conduzia as ovelhas por vales, os lobos se
escondiam entre as rochas para atacar as que ficavam para trás, caídas. Então o
Pastor voltava e, se encontrasse alguma ovelha caída entre as pedras, usava o cajado
para resgatá-la. Assim é Deus com as nossas vidas. Quando caímos e ninguém estende
as mãos para nos socorrer, Deus sempre está pronto a nos levantar com sua Palavra
de poder. Pois sete vezes pode cair o justo, mas sete vezes o Senhor está pronto a
levantá-lo (Prov.24:16)

“Preparas uma mesa na presença dos meus inimigos, unges-me a cabeça com óleo,
 o meu cálice transborda” (v.5)
O Pastor antes de soltar as ovelhas para pastar, sempre vai à frente delas e arranca
as ervas venenosas. Coloca as ervas sobre uma pedra, numa altura em que a ovelha não
possa alcançá-las e venha a comê-las e morrer. Assim Deus faz com as nossas vidas,
usando o seu Espírito Santo a testificar o que vem Dele, para que não comamos o que
vem do diabo, como muitos "crentes” têm comido e morrido com as ervas venenosas.

“Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha
vida; E habitarei na casa do SENHOR por longos dias” (v.6)
 A ovelha sabia que o seu Pastor nunca a abandonaria e nunca desistiria dela. Jamais!
Por isso podia contar com sua bondade mesmo quando ela se desviava do rebanho e
ficava a mercê do lobo. O Pastor sempre se fazia presente, e na hora certa a livrava.
Deus não desistiu de você mesmo sabendo que estás desviado da sua presença.
Ele continua nos livrando por misericórdia e nos dando oportunidades de voltar ao aprisco.




Você pode gostar também

0 comentários